Pequenas piscinas, grandes projetos.


Olá pessoal!

Hoje vou escrever sobre pequenas piscinas e, em especial, aquelas planejadas em coberturas ou lajes. 

Estas piscinas são planejadas para aquelas pessoas que sonham com uma mas, infelizmente devido à falta de espaço em suas residências, não podem desfrutar-se deste privilégio de dar umas braçadas ou apenas relaxar e tomar sol admirando a paisagem ao redor.

Gostaria também de expor aqui minha experiência neste assunto já que , eu mesmo planejei e construí (Ufaaa....isso mesmo, sozinho!) o meu deck com uma pequena piscina de fibra no modelo feijão na cobertura já que, em meu quintal fica a área de churrasqueira e o sol não aquece por muitas horas.

O investimento neste projeto foi baixo visto que economizei com a mão-de-obra e trabalhei com piscina de fibra (leve e mais barata) , madeira tratada, plantas, vasos, parafusos, filtro, mangueiras e verniz especial resistente ao sol e chuva.

Mas, para que eu fizesse este deck com a piscina vou esclarecer que esta laje foi construída já pensando neste projeto. A instalação requer alguns cuidados especiais e para isto minha laje foi construída com barras de ferro e vigas mais resistentes para suportar o peso. Por isso, antes de montar seu projeto, procure o máximo de informações com um profissional qualificado como um arquiteto e um engenheiro para que você não tenha problemas futuros como por exemplo abalar a estrutura de sua residência.

O arquiteto Mauro Cid, da Cid Leme Construção Civil, explica que é preciso um estudo detalhado da estrutura do edifício antes de instalar uma piscina na cobertura, pois a construção do tanque representa um aumento significativo de peso sobre a laje do apartamento. Espaços próximos a vigas e lajes aguentam mais pressão; os mais frágeis precisam de reforço para evitar problemas futuros – em geral, coloca-se uma viga sob esses locais.

Os tamanhos podem variar deste uma banheira até o de uma raia. Algumas piscinas são revestidas apenas com madeira e outras com alvenaria, como as fotos dos modelos à seguir.

Grande abraço e em breve postarei o meu pequeno projeto.


















Um comentário:

Ponto das Piscinas disse...

Muito legal sua dica de aproveita o espaço que você teve para fazer sua piscina, e realmente mesmo um grade projeto parabéns...